Esquerda.net
Agronegócio = territórios a saque
Na ausência de reestruturação fundiária, sobreveio a pior das combinações possíveis: latifúndio e abundância de água. Duas décadas depois, está demonstrado que o latifúndio de regadio é mais predador ainda, dos pontos de vista ambiental e social, promovendo até o trabalho escravo.
O “problema” da imigração não é a imigração
Em momentos de crise económica ou insegurança social, o velho reflexo ressuscita: culpar o estrangeiro, desconfiar do diferente, erguer muros. É um eco de tempos em que tal atitude podia salvar uma vida, mas hoje apenas empobrece sociedades e reforça divisões artificiais.
“Deus é lésbica”: tribunal marroquino condena feminista à prisão por causa de t-shirt
A psicóloga clínica Ibtissame Lachgar foi condenada a dois anos e meio de prisão pelo crime de “ofensa ao islão” por publicar nas redes sociais uma foto sua vestindo uma t-shirt com slogan feminista.
Manuel Sacristán: o legado de um pensador essencial para o século XXI
Passam esta sexta-feira cem anos do nascimento de um pensador que com o seu comunismo ecológico, pacifismo lúcido, crítica à tecnociência capitalista, defesa de uma universidade democrática e exemplo de coerência ética e intelectual nos deixou um legado que continua a desafiar-nos e a inspirar as novas gerações de pensadores críticos e ativistas transformadores.
Mártires, proximidade e cooperação
O acordo de associação entre a UE e Israel estipula no seu artigo segundo o respeito pelos direitos humanos. Espera-se que os nossos governantes, se manifestem a favor da sua suspensão — até que Israel respeite os direitos humanos.
Reitor da Universidade do Porto denuncia pressões, Bloco quer esclarecimentos
Num concurso para Medicina, Sousa Pereira diz que houve pressões de pessoas “influentes” para deixar entrar candidatos que não tinham tido nota mínima e que recebeu telefonema do ministro da Educação. Joana Mortágua comenta que “dificultar o acesso ao curso de medicina foi e é errado mas não se corrige com jeitinhos e irregularidades”.
Flotilha responde ao governo sionista: “intimidação não nos vai silenciar”
Ben-Gvir diz que vai tratar como “terroristas” todos os participantes na viagem para fazer chegar ajuda humanitária a Gaza. A Flotilha vinca que a sua missão é “humanitária, legal e imparável”.
Federação Europeia de Trabalhadores de Transportes: “segurança não pode ser externalizada”
Outsourcing atribuído à proposta mais barata fez com que o trabalho que era feito por 24 trabalhadores passasse a ser por dois. FETT defende que se “restaurem sistemas de manutenção internos robustos que priorizem a segurança e a competência dos trabalhadores”. Fectrans e Comissões de Trabalhadores também defendem fim da externalização.
Trabalhadores de ETT para a Vodafone em greve nos fins de semana de setembro
Os trabalhadores da RHMais e da Randstad reivindicam um aumento salarial de 15% não inferior a 150€ para todos os trabalhadores e do subsídio de refeição. A primeira destas empresas decidiu descontar salário porque os trabalhadores participaram num plenário.
Volta à Espanha interrompida pelos protestos contra Israel
A etapa de quarta-feira acabou mais cedo para evitar o corte da estrada à chegada dos ciclistas em Bilbau, onde eram esperados junto à meta por centenas de manifestantes pró-Palestina em protesto contra a presença da equipa israelita.
Mandatário do Chega apanhado a atear incêndio em Montemor-o-Novo
A GNR apanhou em flagrante esta madrugada o atual mandatário e antigo coordenador concelhio e cabeça de lista do Chega à Câmara de Vendas Novas. Desde domingo surgiam focos de incêndio na zona durante a noite.
O crime de ser pobre
O aumento da precariedade das vidas e a perda de rendimentos e segurança do Estado Social causado pelas políticas neoliberais surgem acopladas com a ativa punição daqueles que, empobrecidos e desesperados, procuram soluções ilegais para a desproteção sistémica. A pobreza torna-se, então, um crime.
Estivadores italianos prometem bloquear portos se Israel intercetar flotilha
A próxima paragem da flotilha humanitária com destino a Gaza é Tunes, onde se lhe juntarão as embarcações vindas do Magrebe e mais ativistas e parlamentares de vários pontos do globo, incluindo o neto de Nelson Mandela. Também de Itália se juntarão mais barcos depois de 40.000 pessoas terem assistido em Génova à sua saída.
Google já não vai ser obrigada a vender o Chrome
Juiz federal dos EUA determina o fim dos contratos de exclusividade para a utilização do motor de busca, mas o gigante tecnológico escapou às recomendações mais pesadas da acusação.
Greta Thunberg: “Desistir não é opção”
É a terceira vez que a ativista sueca marca presença na Flotilha de solidariedade com Gaza. Em conversa com Mariana Mortágua, explica as razões do seu apoio ativo a esta causa.
Burkina Faso aprova prisão até cinco anos para homossexuais
Governo da junta militar aprovou lei que pune a homossexualidade com penas de prisão de dois a cinco anos e deportação de estrangeiros.
No mundo das distrações, governa‑se em nome dos super-ricos
Sem compreender o papel histórico da extrema-direita na reorganização do capitalismo, a tarefa da esquerda socialista fica ainda mais difícil.
Trabalhadores da Carris exigem “inquérito rigoroso” às causas da tragédia
O descarrilamento do elevador da Glória provocou 15 mortes e 18 feridos esta quarta-feira. Trabalhadores da Carris defendem que a administração deve reverter a entrega a privados da manutenção dos elevadores, que tem sido alvo de queixas.
Bélgica quer proibir importações dos territórios ocupados por Israel
O governo belga juntou-se aos países dispostos a reconhecer o Estado da Palestina na reunião deste mês da Assembleia Geral da ONU.
Uma esperança outonal
O poder local em concreto pode ser um tampão, dinamizando a comunidade através de valores como a cooperação, estando próximo da população, do seu quotidiano, e sendo um veículo de literacia. Se alguém se preocupa com a sua terra, não fique indiferente nestas autárquicas.